segunda-feira, 28 de junho de 2010

Amor Perfeito

Dezesseis dias depois do Dia dos Namorados, inicio o blog com atraso e portanto com imperfeição. A flor Amor Perfeito é da família das Violaceae. Segundo a Wikipédia, era utilizada pelos atenienses e chineses como colar para controlar a ira e curar enjôos e dores de cabeça. Hoje é ainda utilizada para produzir uma pomada cicatrizante. De outras fontes, descobri que os franceses presenteavam suas namoradas antes de partirem para que não os esquecessem. A ironia disso é que a flor tem vida curta. A origem de seu nome vem da mitologia grega segundo a qual Zeus se apaixonou pela jovem Lo. Para não despertar o ciúme de Hera, transformou-a em uma ovelha. Com pena de sua dieta, criou flores brancas para alimentá-la e Vênus as coloriu de púrpura. A origem e suas características já não fazem da flor uma perfeição. Existem vários tipos de amor perfeito, tanto na forma quanto na cor. O que faz inevitável a comparação entre a flor e o sentimento. Hoje li na Folha de São Paulo que um pai havia deixado o emprego para fazer uma pesquisa a respeito da doença rara e incurável de seu filho. Gastou tudo o que tinha, mas conseguiu produzir uma enzima que melhorou a qualidade de vida de seu filho. Não pôde, portanto, pagar as prestações da Caixa Econômica Federal. Estava para perder sua residência. A juíza do caso determinou que o Ministério Público utilizasse uma verba especial para que a dívida fosse quitada. Somente nesta notícia o amor está presente em duas formas, o paternal e o humano. Vinícius de Morais em seu soneto Amor Eterno, fez permanecer a frase : “Que seja infinito enquanto dure”. Nem a flor e muito menos o amor é e será infinto. O que nos faz buscar incessantemente o amor perfeito, seja ele como cada qual entenda. O colunista da Revista Época, Ivan Martins, escreveu há algum tempo que se sentia frustrado por não encontrar um amor eterno. Do meu ponto de vista, o amor é sempre eterno, mas não necessariamente com a mesma pessoa. Somos seres capazes de amar a despeito dos sofrimentos e decepções. Há muito o que fazer para que o amor permaneça, mas ele tem vida própria e é ingenuidade acreditar que podemos controlá-lo. Então me pergunto, por que a necessidade de um amor perfeito e eterno? Já não nos deveria bastar o amor e ponto final?

3 comentários:

  1. E isso ai.Amo a frase de Vinius;o que importa e abrir o coracao e se dar a chance de amar e 'que seja eterno enquanto dure'.Porem tambem acredito que o amor entre as pessoas nunca acaba,ele se transforma.

    ResponderExcluir
  2. Sim, já nos basta o amor se em algum momento existiu.
    Mas podemos querer mais sim, podemos querer que ele seja eterno, porque amar tanto uma pessoa e no final de tudo ele ser em vão? Tudo bem que maior parte dos amores que vivemos e que sabemos um dia teve o seu fim, mas porque esperar por ele?
    Vamos viver como se esse fosse o seu único e eterno amor (até enquanto durar) ... e porque não durar?
    rsrsrs

    Um beijo Margarete!

    ResponderExcluir
  3. Existem varias formas de amor...amor phyleo, amor eros e o amor AGAPE, aquele amor infinito, incondicional( o amor de Deus). Deus e amor, Ele e infinito e eterno. O Alfa e o Omega. Sem Deus, nao ha amor ou o amor se torna vago, insignificante, sem sentido, duradouro, com prazo de validade. Veja biblia 1Cor13 que todos conhecemos na musica de Renato Russo...o verdadeiro sentido do amor (AGAPE)... Abracos!! General

    ResponderExcluir